Vandalismo: estátua de bronze é furtada de jazigo no Cemitério Municipal do Centro

26/05/2021 19:58
Por Luana Motta

Uma estátua de bronze que ficava em um dos jazidos do Cemitério Municipal do Centro foi furtada. Visitantes notaram que a relíquia sumiu na madrugada desta terça-feira (25). A Tribuna recebeu denúncias que de o Cemitério Municipal tem sido alvo de vândalos que furtam objetos de valor de jazigos e sepulturas. Há uma semana, a Prefeitura afastou o responsável pela organização do espaço após viralizar um vídeo revoltante feito por um visitante que mostra restos mortais expostos sobre as campas.

Uma visitante que pediu para não ser identificada contou à Tribuna que ficou surpresa e revoltada com o desaparecimento da estátua. “É uma relíquia muito antiga, é muito triste ela ter sido levada. Nós alertamos o cemitério várias vezes para esses furtos que vem acontecendo, mas nada foi feito”, disse a visitante.

Além do vandalismo, o cemitério está em situação de abandono. Na última semana, um dos visitantes registrou cenas revoltantes. Na parte alta do cemitério haviam várias partes de ossos expostos sobre as sepulturas. Nas imagens é possível ver sacos com restos mortais, ossos e um crânio desenterrado. A Prefeitura informou que afastou o responsável pela organização e monitoramento dos coveiros.

Sobre as denúncias de furtos, a Prefeitura não informou se fez o registro na delegacia de Polícia Civil. E informou que vem reforçando as rondas na região com a Guarda Civil e solicitando aumento do policiamento na região.

A Prefeitura também informou que aprovou a lei prevendo a concessão do Cemitério e trabalha na elaboração do edital. Atualmente, os Cemitérios municipais são administrados diretamente pela Prefeitura, pela Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública.

Além da enorme dificuldade em fazer a manutenção regular no espaço, no mês passado os coveiros ameaçaram uma paralisação devido a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A Defensoria Pública enviou um ofício à Prefeitura solicitando esclarecimentos sobre o estoque dos equipamentos e o número de profissionais em atividade nos cemitérios.

Últimas