Veja horários de bancos e repartições públicas durante os jogos Copa
A Copa do Mundo 2018 começa nesta quinta-feira (14), em Moscou, e vai até o dia 15 de julho, período em que o Brasil e a cidade de Petrópolis, devem parar por alguns dias para acompanhar a seleção. Repartições públicas, agências bancárias e comércio terão horário diferenciado durante os jogos.
Nas agências bancárias, o horário de atendimento ao público será diferenciado. Em dias de jogos às 9h, o atendimento será das 13h às 17h. Em dias de jogos às 11h, as agências funcionarão das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Em dias de jogos às 15h, o atendimento será das 9h às 13h.Pagamento de contaspoderão ser efetuados nos caixas eletrônicos, pelo internet banking, pelo aplicativo do banco no celular (mobile banking) ou por operações bancárias por telefone.
O Sindicato do Comércio e Varejistas de Petrópolis, o Sicomércio, informou por meio de sua assessoria que o funcionamento do comércio durante a Copa do Mundo não depende de acordos formalizados no Sindicato. E o que tem sido praticado nos últimos anos é o fechamento da loja uma hora antes do jogo com retorno uma hora depois da partida, dependendo do horário de início. Os acordos, segundo o Sicomércio, são individuais entre a empresa e os funcionários, com compensação no banco de horas.
Repartições públicas estaduais
O governo do Rio publicou ontem, no Diário Oficial, decreto que determina ponto facultativo nas repartições estaduais no dia 22. No dia 27, o expediente será até as 13h. Entre as repartições públicas do estado, estão as escolas de ensino médio.
Repartições públicas Municipais
Os serviços de urgência e emergência das unidades de saúde serão mantidos normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo. Também ficam mantidos serviços essenciais: Defesa Civil, Comdep, CPTrans e Assistência Social.
Nas demais repartições, incluindo a Educação, dia 22, dia do jogo contra a Costa Rica, que acontece às 9h, não haverá expediente. Já no dia 27, quando a seleção enfrenta a Sérvia às 15h, o funcionamento será encerrado às 13h.
O serviço de transporte público será interrompido, apenas, durante a transmissão dos jogos, sendo retomado imediatamente ao fim de cada partida. A medida é válida também no domingo. Nos outros dois dias, a CPTrans vai monitorar junto às empresas a demanda de passageiros para reforçar, caso seja necessário, a demanda de usuários, uma vez que operação deverá ser executada com horário de sábado durante todo o dia na sexta (22) e, no dia 27, apenas depois das 13h.