Veja quando saem as novas pesquisas eleitorais sobre a disputa à Prefeitura de São Paulo

01/set 10:15
Por Karina Ferreira / Estadão

Duas novas pesquisas eleitorais sobre a corrida pela Prefeitura de São Paulo estão marcadas para serem publicadas nesta semana.

Já registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), levantamentos do instituto RealTime Big Data, previsto para a próxima terça-feira, 3, e do instituto Datafolha, com expectativa de ser publicado na quinta-feira, 5, vão mostrar o cenário mais atualizado da disputa, que vem mudando de semana a semana na capital. As datas, no entanto, podem ser postergadas por decisão do contratante da pesquisas.

O primeiro dos levantamentos, segundo a previsão de publicação, vai ouvir 1.500 entrevistados até segunda-feira, 2. As entrevistas começaram a ser realizadas neste sábado, 31. A última pesquisa realizada pelo RealTime sobre as intenções de voto na corrida na capital paulista foi há quase dois meses, em 1º de julho.

Na ocasião, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) e o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), apareciam empatados com 29% cada. O influenciador Pablo Marçal (PRTB) aparecia em seguida, com 14%.

Dois dias depois, a previsão é da nova pesquisa Datafolha ser divulgada. O levantamento vai ouvir 1.204 eleitores de São Paulo, entre terça, 3, e quinta-feira, 5, mesmo dia em que será publicada. A última sondagem, divulgada no dia 22, indicou um empate triplo entre os candidatos: Boulos com 23%, o ex-coach com 21% e o prefeito com 19%, considerando a margem de erro da pesquisa, de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Datas previstas para a divulgação das próximas pesquisas eleitorais:

Instituto Real Time Big Data: terça-feira, 3 de setembro

Instituto Datafolha: quinta-feira, 5 de setembro

A pesquisa mais recente, realizada em São Paulo pela Quaest, foi publicada na quarta-feira, 28, e também indicou um empate técnico entre os três postulantes ao cargo de prefeito. Boulos apareceu numericamente na liderança, com 22% de menções no cenário estimulado. Marçal e Nunes, com 19% das intenções de voto cada.

Apesar da diferença de três pontos porcentuais entre a dupla e o deputado federal, os três estão dentro da margem de erro da pesquisa, o que os coloca em empate técnico na primeira colocação.

Essa foi a primeira pesquisa do instituto realizada após o início dos debates eleitorais. O levantamento anterior da empresa foi divulgado em 30 de julho e apontava, no principal cenário estimulado, para um empate triplo entre Nunes, com 20% de menções, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e Boulos, com 19% cada.

Últimas