Venda de ingressos para filme ‘Kardec – A história por trás do nome’ começa nesta quinta

29/04/2019 17:34

Tem início nesta quinta-feira (2) a venda antecipada de ingressos para o filme “Kardec – A história por trás do nome”, com estreia nacional agendada para o dia 16 de maio. Em Petrópolis, o filme vai ser exibido pela Rede Cinemaxx no Cinemaxx Mercado Estação em 2D, sendo quatro sessões por dia, às 14h, 16h20, 18h40 e 21h.

O roteiro do longa-metragem que aborda a vida de um dos ícones do pensamento religioso no mundo foi baseado no livro “Kardec – A Biografia”, de Marcel Souto Maior, o mesmo biógrafo de Chico Xavier, que virou filme em 2010, no ensejo do aniversário jubilar, cem anos, de nascimento do inesquecível médium espírita. É interessante pensar que a atual obra também é lançada em temporada de comemorações, visto que no último dia 31 de março comemorou-se o 150° aniversário de desencarnação de Allan Kardec.

No livro e agora no filme conta-se que Hippolyte Léon Denizard Rivail era um cético professor, autor de livros pedagógicos na França do século XIX, até ver mesas girarem no ar e ditarem, ao som de pancadas, mensagens cuja autoria era atribuída a mortos ilustres ou anônimos.

Rivail tinha uma tese científica para explicar aqueles episódios: era a força magnética dos participantes das sessões, e não os fantasmas, o combustível das mesas. Outra explicação possível era bem mais simples: fraude. No entanto, ao utilizar seus métodos cartesianos para investigar tais eventos, ele não apenas se convenceu da existência de forças ocultas como mudou de vida e de nome para dar voz aos espíritos.

Tornou-se Allan Kardec, uma figura cada vez mais conhecida, admirada e também perseguida. Na biografia, Marcel Souto Maior narra em detalhes os acontecimentos que transformaram o incrédulo professor em líder da doutrina espírita, e que o fizeram enfrentar adversários ferrenhos, da Igreja e da imprensa, para levar ao maior número de pessoas sua fé na sobrevivência do espírito.

Na obra cinematográfica, Leonardo Medeiros é o protagonista, Hypolite Leon Denizard Rivail. A produção tem ainda no elenco nomes como Sandra Corveloni (Amélie-Gabrielle Boudet), Guilherme Piva (Didier), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Julia Svacina (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux).

O roteiro é assinado por L.G. Bayão, que esteve presente e atuante em “Irmã Dulce”, “Heleno” e “Minha Fama de Mau” e Wagner de Assis, que também assinou “Nosso Lar” e “Menina Índigo”. O filme narra a trajetória de Allan Kardec, nascido em 1804, desde o período em que atuava como educador, passando pelo processo de codificação da Doutrina Espírita, em 1857, até a publicação e repercussão de O Livro dos Espíritos.

Últimas