Verão atrai praticantes de bike e montanhismo para as trilhas de Petrópolis

14/12/2019 11:30

O calor já deu as caras em Petrópolis, e, claro, tudo indica que ele deve aumentar com a chegada do verão. Junto com as altas temperaturas, intensificam-se os passeios, caminhadas e atividades esportivas em meio à natureza. Apesar de a temporada de montanhismo ser em maio, visitas aos pequenos paraísos existentes na cidade se tornam mais frequentes. Entre os locais mais procurados estão as travessias Petrópolis x Teresópolis, e do Cobiçado x Ventania, e a Cachoeira da Macumba.

Mas outros locais também encantam os frequentadores. Segundo a guia de atrativos naturais, Luana Manhães Borges, Alcobaça, Uricanal e o percurso Araras x Vale das Videiras são regiões que devem ser visitadas. Desde 2017, ela trabalha auxiliando quem deseja ter momentos especiais nas trilhas que existem aqui na cidade. O ecoturismo definitivamente tem marcado presença na rotina de muitas pessoas. 

Mas nem tudo é só divertimento! Apesar dos atrativos naturais proporcionarem momentos de lazer e conexão, é preciso tomar alguns cuidados para que o passeio não se torne perigoso. “A prática tem crescido mas junto com ela aumentam também os acidentes. Isso porque muitos que ainda não estão preparados para realizar determinados percursos sozinhos, ou que sequer sabem dos suprimentos básicos que precisam ser levados em trilhas podem passar por complicações”, alertou Luana. 

Dicas 

Para evitar transtornos, a dica da profissional é que as pessoas, que não possuem vasta experiência em trilhas, montanhismo e montain bike, por exemplo, sempre procurem auxílio de um especialista para acompanhá-las. 

“Ter atenção onde pisa e coloca as mãos é fundamental, assim como não esquecer de se hidratar, e, claro, ir com guia. A importância do guia é para evitar acidentes e o risco de se perder, estamos sempre preparados para situações de emergência, e proporcionamos segurança. E o conhecimento que é passado da história do lugar e suas curiosidades também é enriquecedor”, destacou Luana.

Além disso, é preciso estar com roupas apropriadas para as trilhas, água, lanterna, alimentos ricos em fibra, óculos de sol, repelente, protetor solar e medicamentos de uso pessoal.

Benefícios 

Como se não bastasse a satisfação de poder ver e estar em paisagens naturais, os praticantes deste tipo de atividade ainda conquistam outros benefícios. Um deles é a perda e/ou manutenção do peso. Fazer trilhas queima calorias, especialmente as realizadas em terrenos acidentados ou montanhosos. 

Além disso, caminhar pode diminuir os níveis de açúcar no sangue em pessoas diabéticas, e ser um agente preventivo em pessoas predispostas a ter a doença. Fazer trilhas também estimula o sistema cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas, fortalece e deixa os músculos mais flexíveis, incluindo os das costas, que muitas vezes estão tensos, aumenta a resistência física, e a sensação de bem-estar por conta da produção de endorfina no corpo – hormônio da alegria como é conhecido. 

 

Últimas