Verão chega ao estado do Rio com anúncio de frente fria e fortes chuvas
Teve início nesta segunda-feira (21) a estação mais quente do ano. O verão é marcado por dias de sol e altas temperaturas, mas ao que tudo indica, a estação já começa com a previsão de chuva.
Segundo meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as condições já estão indicando pancadas de chuva, que podem ser fortes. Nesta terça-feira (22), uma frente fria chega ao Rio de Janeiro e causará declínio acentuado na temperatura.
As Regiões Serrana e Centrossul, na divisa com Minas Gerais, podem ser as mais atingidas pelas tempestades. No período, pode ser comum a ocorrência de trovoadas, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo em áreas isoladas.
As temperaturas devem se manter na média entre 18º C e 29 ºC, mas alguns dias podem superar os 30 ºC, com forte calor. Devido à umidade relativa do ar ser mais alta neste período, as chuvas de verão podem ocorrer com frequência entre os fins de tarde e início da noite.
La Ninã
Nesta segunda-feira a Secretaria de Defesa Civil destacou, citando a Organização Meteoológica Mundial (OMM), que a temporada de 2020/2021 estará sob influência do fenômeno “Lã Niña”, que tem como característica chuvas fortes. O fenômeno é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, resfriando as suas águas e alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes do globo. O fenômeno La Niña ocorre nos intervalos entre o El Niño e a situação de normalidade das temperaturas do Oceano Pacífico.
A Defesa Civil também mencionou o lançamento do Plano Verão de Petrópolis 2021, que engloba uma série de ações tanto de prevenção quanto de auxílio a possíveis vítimas de chuvas fortes. A secretaria também reitera que as pessoas que residem em áreas de riscos fiquem atentas ao acionamento das sirenes e alertas. Em caso de qualquer ocorrência, deve-se ligar para o número 199 e procurar o ponto de apoio mais próximo.
*Matéria ampliada às 19h