Vereador e ex-prefeito interino, Hingo Hammes, cobra ações mais enérgicas da Prefeitura em relação ao Esporte no município

19/04/2023 16:11
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

*Matéria atualizada às 19h01 para inclusão do posicionamento da Prefeitura

Durante sessão plenária na Câmara Municipal de Petrópolis, realizada na última terça-feira (18), o vereador e ex-prefeito interino, Hingo Hammes, cobrou da Prefeitura de Petrópolis ações mais enérgicas em relação às ações voltadas para o Esporte no município.

A audiência pública promoveu um debate entre especialistas e autoridades, que apontaram a necessidade de ações mais efetivas nas áreas da Educação, Esporte e Cultura, a fim de combater a violência dentro e fora do ambiente escolar. Na ocasião, o parlamentar, que já foi secretário municipal de Esportes, lamentou o enxugamento de projetos e destacou a importância do trabalho intersetorial com a Cultura, a Educação e a Saúde.

“O Esporte precisa voltar a ter o protagonismo que merece, trabalhando de forma intersetorial com outras pastas. Este não é um pedido apenas deste vereador. É de toda a sociedade.”, frisou Hingo Hammes.

Foto: Divulgação

Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Caxambu

O parlamentar pediu atenção especial do Executivo em relação ao Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Caxambu, construído com recursos do Ministério do Esporte e inaugurado em 2018. “O CIE Caxambu é um dos principais complexos esportivos da cidade. Petrópolis é a única cidade do Estado do Rio a ter um espaço como esse, e ver o ginásio e as salas vazias, sem atividades à comunidade, me entristece. A demanda por atividades esportivas, de entretenimento e de lazer é enorme. Não é correto deixar um espaço como aquele ocioso como está.”, lamentou.

Hammes mencionou, ainda, que a justificativa para a não realização de atividades no local é que não houve inscritos para as aulas em chamamento, feito pelas redes sociais, no último ano. “Não é possível que em uma comunidade com duas escolas não tenha nenhum estudante interessado. É preciso fazer uma busca ativa destas crianças e adolescentes. É preciso aproximar os moradores deste espaço que é referência no Estado. É um espaço da população!”, afirmou.

O que diz a Prefeitura

Procuramos a Prefeitura de Petrópolis para um posicionamento a respeito da cobrança feita em sessão plenária. Em nota, foi respondido o seguinte:

“O secretário de Esportes, Rafael Simão, agradece a preocupação do vereador, mas lamenta não ter sido procurado para informar o andamento de todos os projetos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria.

É importante lembrar que, mesmo tendo o mandato conquistado nas urnas reduzido em um ano, a gestão do prefeito Rubens Bomtempo, a partir de dezembro de 2021, tirou a Prefeitura do caminho da falência em que se encontrava, arrumou a casa mesmo em meio à maior catástrofe da história e, com isso, ampliou o investimento no Esporte na ordem de 78% em 2023. Ou seja: sete vezes mais do que em 2022, ano cujo orçamento herdado da gestão anterior.

Simão esclarece, também, que não procede a informação segundo a qual o Centro de Iniciação aos Esportes (CIE) estaria fechado. Atualmente, no CIE, estão sendo oferecidas atividades constantes para a comunidade, como projetos de capoeira, futsal na comunidade e cross sport. O projeto Perseguindo Sonhos, de futsal feminino e masculino, será iniciado em maio.

Além disso, no espaço também são realizadas as aulas de educação física da Escola Municipal Mario Martins. O CIE, inclusive, será um dos espaços utilizados pelos 59º Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups), que será aberto na próxima semana. Neste momento, a unidade está recebendo, inclusive, melhorias, como pintura e revitalização dos espaços.

A Secretaria de Esportes tem atuado de forma integrada com as Secretarias de Saúde, Educação e Cultura na realização de programas e projetos. As Academias da Saúde, por exemplo, são atendidas pelos profissionais e estagiários de Educação Física da Secretaria de Esportes. O governo interino entregou à atual gestão, em dezembro de 2021, apenas 18% das unidades de ensino com profissionais de educação física no primeiro segmento. Hoje quase 100% das escolas tem professor de educação física. Um fato que demonstra a importância que passou a ser dada para pratica de atividades físicas desde que a atual gestão assumiu a Prefeitura.

Através da Secretaria, também foi criado um grupo de trabalho que reúne professores e pesquisadores para tratar, inclusive, de assuntos referentes a saúde, lazer, esporte. O secretário Rafael Simão destaca que está à disposição do vereador, de toda a Casa Legislativa, assim como toda a população, para sugestões e contribuições e ressalta a importância do diálogo entre todos os entes.”

Últimas