Veste Rio terá programação gratuita em Petrópolis

25/07/2018 17:30

Após cinco edições bem sucedidas no Rio de Janeiro, o Senac RJ, como apresentador do evento realizado pelas revistas Ela e Vogue, expande a atuação do Veste Rio e leva atividades do setor de Moda ao interior do estado. A fim de fomentar importantes polos produtivos e atender vocações e demandas regionais, em agosto, será oferecido o Veste Rio É Aqui nas unidades Resende (9/8), Petrópolis  (14/8) e Campos (30/8). A programação irá abranger oficinas de estilo e sustentabilidade gratuitas para o público, além de palestras com profissionais da área. Para participar, as inscrições deverão ser realizadas diretamente nos locais do evento.

Lançado em maio de 2016, o Veste Rio foi idealizado para gerar negócios e fortalecer o segmento da moda no estado fluminense, unindo a expertise grandes nomes do mercado de Moda. A regionalização do evento visa levar conhecimento e oportunidades de desenvolvimento a estudantes de Moda, profissionais e empreendedores de municípios considerados representativos para o setor. 

Mercado de Moda Fluminense

Segundo dados do IBGE, em 2017, o segmento de moda (tecidos, vestuário e calçados) foi umas das atividades com maior crescimento no estado e no país. Houve expansão de 7,6% do volume de vendas de produtos da Moda no Brasil e de 4,2% no Rio de Janeiro, quando comparados aos resultados do ano anterior. 

De acordo com um levantamento do Senac RJ, a participação do varejo fluminense no segmento de Moda (7,6%) supera a do Brasil (6,2%). Em relação às regiões abrangidas pelo Veste Rio É Aqui, Campos dos Goytacazes, por exemplo, possui produção de peças de vestuário diversificada e é o principal polo de Moda na região, responsável por 62,1% dos empregos na Cadeia da Moda do Norte Fluminense. 

Petrópolis tem a famosa Rua Teresa como referência de consumo, atraindo moradores da Região Serrana e turistas da capital em seus mais de 900 pontos de venda. O polo produtivo do município supera 600 confecções, que geram cerca de 20 mil empregos. 

Já a Região Sul Fluminense, concentra comércio varejista de vestuário, calçados e acessórios, além de artigos de Viagem e de Cama, Mesa e Banho. Seus 17 municípios empregam 9,5 mil trabalhadores formais em atividades ligadas à Moda, com destaque para Volta Redonda, que concentra 28,4% das empresas e 23,7% dos vínculos empregatícios. Somado a Barra Mansa e Resende o resultado chega a cerca de 7,3 mil empregados em 1,8 mil empresas.

Palestras  

Durante o evento Veste Rio É Aqui, as palestras serão realizadas sempre pela manhã, com a participação de empresários e profissionais da Moda, tanto da cidade do Rio quanto das regiões envolvidas. Entre eles, Fabio Monnerat, consultor de Marketing e Comunicação de Moda; Rique Groove, estilista da Ahlma; Luiza Brasil, jornalista de Moda e Colunista da Glamour; Rick Yates, Consultor de Marketing e Moda; além da participação de jornalistas da Revista Ela, Márcia Disitzer e Bruno Astuto. Das 10h às 11h, haverá um bate-papo sobre Empreendedorismo e Novos Modelos de Negócios. Das 11h30 às 12h30, os visitantes poderão ampliar seus conhecimentos sobre Varejo de Moda e Marketing de Conteúdo em Redes Sociais. 

Oficinas de Moda 

A rica programação conta ainda com duas oficinas. Na primeira delas, às 15h, Renata Bitencourt, instrutora de moda do Senac RJ, consultora de estilo e influencer digital Fhits, irá orientar os participantes sobre Consultoria de imagem para varejo de Moda. Na segunda oficina, às 17h, a instrutora e designer de joias e bijuterias, Danielle Costa, irá ensinar como confeccionar Acessórios Sustentáveis a partir de matérias-primas que seriam descartadas. 

Últimas