Viatura histórica dos Bombeiros vai fazer parte do conjunto de atrações turísticas de Petrópolis

20/12/2021 15:58
Por Luana Motta

Será inaugurado nesta terça-feira(21), o Polo Histórico e Cultural – Cidade Imperial, no quartel do 15º Grupamento Bombeiro Militar, na Avenida Barão do Rio Branco. O novo espaço, vai abrigar a viatura Auto-Bomba Merryweather London Fire 1927, única no país, fabricada na Inglaterra, há 94 anos. Foi o primeiro veículo utilizado pelo quartel da cidade. Ele foi reformado e ficará exposto para visitação, integrando o conjunto de atrações turísticas da cidade. 

O veículo, que possuía motor com dupla função – tração e acionamento da bomba de incêndio -, foi adquirido pelo quartel da cidade em 1946, um grande avanço para a época. Foi utilizado em inúmeros socorros, salvamentos e combates a incêndios, de extrema importância histórica para a cidade.  Em 2018, o veículo foi doado pela Prefeitura, pelo então prefeito Bernardo Rossi, ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e, posteriormente, tombado, se tornando patrimônio histórico municipal. 

O coronel BM Ramon Camilo, responsável pelo projeto de restauração e criação do Polo, disse que essa é uma forma singular do CBMERJ manifestar a importância da cultura e história do Corpo de Bombeiros, e honrar as pessoas que por ali passaram, conduziram e foram salvas pelo veículo. 

O polo será inaugurado no pátio do quartel do 15º GBM na Av. Barão do Rio Branco. (Foto: CBMERJ)

O restauro foi iniciado em janeiro deste ano, com investimentos da iniciativa privada, de empresários da cidade, e contou com o apoio do CMERJ e do coronel BM Leandro Sampaio, secretário de Defesa Civil do Estado.

Segundo coronel Camilo, o restauro foi um desafio, as peças foram todas recuperadas e em algumas foi mantido as “cicatrizes” de uso. “Procuramos deixar as cicatrizes para mostrar o garbo e coragem dos bombeiros que o tripularam”, conta. 

O Polo Histórico e Cultural – Cidade Imperial vai contar a história da viatura e do Corpo de Bombeiros na cidade. As informações da época estão sendo coletadas e a pesquisa histórica continua, em parceria com a iniciativa privada. “O envolvimento com a cidade de Petrópolis, a sinergia com a população e com empresários que, também manifestam essa vontade de manter a história sempre viva, foi gratificante demais”, disse o coronel. Outros itens do Centro Histórico do CBMERJ, que fica na capital, vão também, de forma itinerante, compor o polo. 

A inauguração será nesta terça-feira(21), às 19h, na sede do 15º GBM, na Avenida Barão do Rio Branco. O espaço cultural ficará aberto para visitação de terça a quinta-feira, das 10h às 16h. Sábado, das 10 às 15 horas. Entrada franca. 

Últimas