Viatura quebrada e dois castramóveis na fila: causa animal ainda aguarda soluções

15/01/2021 19:07
Por Luana Motta

A Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) está com a viatura de atendimento às denúncias quebrada há meses. A Prefeitura afirma que recebeu o veículo da última gestão, sem condições de uso. Nesta semana, para apurar uma denúncia de maus-tratos em Itaipava, a Cobea teve que contar com o apoio das viaturas da Defesa Civil, Guarda Civil e Secretaria de Fazenda. Além disso, no ano passado, a Prefeitura adquiriu dois veículos para o serviço castramóvel. O primeiro aguarda a compra de insumos para que seja colocado em uso. E o segundo só teve o contrato assinado nesta sexta-feira (15), seis meses depois do resultado da licitação feita em julho de 2020.

Este segundo veículo é um furgão, que foi adquirido pelo valor de R$ 161.667,00, verba disponibilizada por meio de emenda parlamentar federal do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. A empresa vencedora é a Rodogreen Implementos Rodoviários Ltda. Ele foi adquirido para funcionar como um consultório móvel. A Prefeitura informou que a Secretaria de Saúde recebeu nesta sexta-feira o contrato assinado pela empresa vencedora. O documento será publicado em Diário Oficial e a empresa tem até 30 dias para entregar o veículo.

Já o primeiro castramóvel, adquirido em janeiro de 2019, foi adaptado e já conta com uma equipe técnica para iniciar o trabalho, mas ainda aguarda a compra de insumos. A Prefeitura informou nesta sexta-feira (15) que o processo de compra de insumos para utilização do castramóvel está em andamento. Após esse procedimento, o veículo será colocado em uso. Ele está guardado na sede da Defesa Civil. Já o projeto de controle populacional de cães e gatos foi feito pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e vai começar neste ano, pelo Duarte da Silveira. A data será definida após a compra dos insumos.

Sobre a viatura quebrada, a Prefeitura não informou a previsão de quando será feito o reparo.

Últimas