Videomonitoramento em Petrópolis gera dúvidas em motoristas

03/04/2023 17:29
Por Helen Salgado

As câmeras de videomonitoramento em Petrópolis têm cumprido o seu papel de coibir infrações de trânsito. Em Itaipava, por exemplo, o retorno sentido Pedro do Rio era realizado, mesmo sendo proibido, em frente a um ponto de táxi. Com as câmeras, agora os motoristas são multados pela infração.

Tecnologia tem despertado dúvidas em relação às multas aplicadas

Alguns motoristas procuraram a Tribuna de Petrópolis com dúvidas em relação ao videomonitoramento nesse trecho específico. “O retorno mais próximo fica perto do Shopping Estação Itaipava, a uns 1,2 km de distância do retorno sentido Pedro do Rio. Minha dúvida é: posso fazer o retorno dentro do posto de combustível, em frente a esse supermercado da região?”, relata um deles.

Conforme o anexo II do Código de Trânsito Brasileiro, a faixa dupla na via proíbe ultrapassagens e conversões (retornos), mas permite o acesso a imóveis lindeiros. Neste caso, é permitido que os motoristas se dirijam a qualquer estabelecimento da região, mesmo com a faixa dupla no chão.

Sobre a possibilidade de retorno no trecho citado, a CPTrans não deu resposta até o fechamento desta matéria.

Flagrantes mais registrados em Petrópolis

Entre os flagrantes mais registrados no município estão o estacionamento em filas duplas, triplas ou em calçadas e locais com sinalização zebrada ou faixa amarela no meio-fio, além do estacionamento irregular.

Leia também: Câmeras de videomonitoramento do trânsito em Petrópolis já estão em funcionamento

Dados disponibilizados pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) mostram que somente em novembro do ano passado, 4.656 veículos foram flagrados estacionados de forma irregular ou em locais proibidos na cidade.

Como funciona o videomonitoramento

A tecnologia de videomonitoramento vem sendo muito comentada em Petrópolis. Os equipamentos fazem parte do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (Cimop). Os agentes de trânsito utilizam a tecnologia de videomonitoramento das 8h às 20h para multar motoristas infratores. Todas as câmeras possuem sinalização indicando que são usadas pelos agentes e a aplicação de multas segue a legislação, que prevê que o motorista pode recorrer. Neste caso, o procedimento deve ser feito na sede da CPTrans.  

Últimas