Vídeos mostram animais selvagens em trilhas do Parnaso

26/08/2020 08:40

Sem a presença de visitantes, quem passeia pelas trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) são os próprios donos da mata, entre eles animais raramente vistos pelo público. O Programa Monitora, realizado por especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), registrou nos últimos meses o aparecimento de várias espécies de mamíferos e aves. O projeto faz o monitoramento e o acompanhamento das espécies dentro das unidades de conservação. 

Entre junho e o começo de agosto, foram registradas imagens de onça parda, gato do mato, paca, cachorro do mato, capivara, além de aves como Jacu, Uru e Inhambu – confira ao final, nos vídeos. Os registros foram feitos em trilhas dentro da área de conservação do parque em Petrópolis. As câmeras foram instaladas em pontos de trilha que normalmente são usadas por visitantes, mas por causa das medidas adotadas durante a pandemia, o parque ainda está fechado para a visitação, o que ajudou para que os animais se sentissem mais à vontade em seu próprio habitat. 

A analista ambiental Cecília Cronemberger, que faz parte do programa, explicou que esses animais são espécies da Mata Atlântica com ocorrência conhecida nessa região. “Este ano, além de fazer o acompanhamento das populações de mamíferos e aves, esperamos gerar informações que ajudem a entender de que maneira a presença das pessoas nas trilhas afeta o uso do espaço e o comportamento desses animais. Será que os animais de fato circulam mais, ou em horários mais amplos, pelas trilhas quando há menos pessoas? Só saberemos a resposta a esta pergunta com a continuação do projeto, mas algumas das imagens registradas até o momento sem dúvida dão a impressão de que os animais estão bem confortáveis nas trilhas!”, disse.

O Programa Monitora faz parte do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade em Unidades de Conservação, realizado pelo ICMBio. Este ano, o projeto conta também com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Últimas