Vigilantes do Detran anunciam paralisação por falta de pagamento

31/01/2019 14:16

Os 18 Vigilantes das unidades de vistoria do Detran, Posto de Identificação Civil, e do 5ª Ciretran de Petrópolis, iniciaram nesta quarta (30), às 7h, uma paralisação por tempo indeterminado. Segundo o presidente do sindicato da categoria, Adriano Linhares da Silva, eles estão sem receber parte do valor do vale transporte, e do vale alimentação, assim como os salários de dezembro, que deveriam ter sido pagos pela empresa terceirizada Claufran Segurança Patrimonial.

Leia também: Witzel promete enviar projeto de lei para eliminar taxa de emissão do CRLV

Ainda de acordo com Adriano, os funcionários só retornarão aos postos de trabalho quando os débitos forem quitados. “Esse atraso dificulta o deslocamento dos vigilantes até as unidades, e causa inúmeros prejuízos ao orçamento familiar deles. No início do ano tradicionalmente as despesas aumentam, principalmente para os que têm filhos. Como comprar comida, pagar aluguel, escola e material, IPVA, IPTU, entre outras despesas? É uma situação desesperadora”, afirmou.

O presidente do sindicato ressaltou ainda que alguns pagam pensão alimentícia. “Imagina se um desses trabalhadores é preso por conta desse atraso? É preciso ter o mínimo de respeito pelos funcionários”, disse. Outro ponto destacado é o fato das unidades da Rua Dom Pedro, e da localizada na Rodoviária do Centro, estarem desde ontem sem qualquer segurança, inclusive o posto de vistoria, no Alto da Serra, que precisa de vigia dia e noite.

“Daqui a pouco os salários de fevereiro vencem e ai? Diante disso, o sindicato fez contato com o Detran e também oficiou o órgão sobre a paralisação das atividades. Apesar disso, não houve resposta sobre os nossos questionamentos. É um absurdo que o Governo do Estado e seus órgãos não exigem o cumprimento das obrigações salariais das empresas que contratam. Não podemos admitir isso”, salientou Adriano.

Nesta quinta (31) os funcionários têm uma reunião marcada no sindicato dos vigilantes de Petrópolis, na tentativa de solucionar o problema. Em nota à Tribuna de Petrópolis, o Detran informou que o pagamento de dezembro foi repassado à empresa Claufran Seguranças Patrimonial e não há débitos pendentes. 

Últimas