Violência no trânsito: atendimentos de vítimas de acidentes aumentam 17% em um mês
As imagens de um acidente de trânsito na Rua Washington Luiz, no dia 21 de junho, viralizaram nas redes sociais. Câmeras de segurança registraram o momento em que o motorista de uma Kombi perdeu o controle do veículo, atingiu três carros que estavam parados na rua, e uma mulher, que estava na calçada, acabou sendo atropelada. A violência do acidente chamou a atenção para os altos índices de colisões e atropelamentos em Petrópolis.
Dados da Sala de Trauma do Hospital Santa Teresa (HST) – unidade referência nesse tipo de acidente – divulgados nesta segunda-feira (5), mostram um aumento de 17% na quantidade de atendimentos entre os meses de maio e junho. De acordo com o levantamento, foram 82 vítimas atendidas na unidade em maio. No mês passado foram 96.
Os acidentes envolvendo motocicletas continuam fazendo mais vítimas no trânsito de Petrópolis. Em junho, 45 motociclistas foram atendidos no Hospital Santa Teresa. Os acidentes com carros – colisões ou quedas – vêm em seguida. Foram 39 vítimas socorridas na Sala de Trauma do HST no mesmo mês.
O Hospital Santa Teresa atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e também de convênios, sendo a maior parte das vítimas da rede pública de saúde. De acordo com dados, 86 pessoas levadas para o hospital eram do SUS e 10 da rede conveniada.