Vítima de acidente de trânsito precisa de doação de sangue

11/07/2017 14:50

A jovem Thaís Bastos da Silva, de 24 anos, vítima de um acidente de trânsito ocorrido na noite do último domingo (9) está precisando de doação de sangue. Ela está em coma induzido na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Teresa (HST). Thaís estava na garupa de uma moto guiada por Eluan Dias, de 30 anos. Ele morreu no local e a jovem foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu na Rua Coronel Albino Siqueira, no Alto da Serra.

"Minha irmã está se recuperando, apenas de ainda estar em coma os médicos dizem que ela está evoluindo bem. Hoje (ontem) ela ainda vai passar por mais uma cirurgia por isso as doações de sangue são importantes. Além disso, ela perdeu muito sangue e teve perfuração no pulmão", contou o irmão Alexsandro Bastos.

Desde o início do ano 23 pessoas já morreram vítimas de acidentes de trânsito, entre colisões, queda e atropelamentos na cidade. De janeiro a junho o município já registrou 544 acidentes, de acordo com dados do HST, unidade referência no município para o atendimento a trauma. Os motociclistas continuam sendo a principais vítimas. Nos primeiros seis meses do ano, o HST já registrou 278 atendimentos. 

"Infelizmente quando acontecem acidentes como o do último fim de semana, as pessoas se mobilizam para doar sangue. Mas é importante que as doações aconteçam sempre. Para podermos atender quem necessita de sangue precisamos manter 80 doadores diariamente e no momento estamos conseguindo em torno de 60 pessoas", disse o captador do banco de sangue, Rodrigo Santos Moreira.

Todas as pessoas que tenham entre 16 e 69 anos podem doar. Mas devem obedecer alguns critérios: pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto (menores de idade precisam de autorização e estarem acompanhados por um responsável).

Também não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar seis meses após a realização do procedimento.

O Banco de Sangue funciona todos os dias, de 7h as 18h. A unidade fica localizada no Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, número 477, no Bingen. Mais informações pelo telefone (24) 2245-2324 e 99269-4355.


Últimas