Vítimas de acidentes abrem programação da Semana do Trânsito hoje no CDC

18/09/2017 14:00

Começa hoje (18.09) a Semana Nacional de Trânsito com o depoimento de quatro cadeirantes, vítimas da imprudência por conta da mistura de álcool e direção. Eles abrem a programação na Sala Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, às 11h. Até o dia 25 de setembro, a CPTrans promove uma série de atividades que buscam trazer à tona a discussão sobre a importância da prevenção. Ação social, motocicleta e até a simulação de um acidente com motociclistas farão parte da programação. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

A palestra de abertura será promovida pela equipe do Detran Rio, que sobe a Serra para abordar as consequências da bebida no trânsito. Após isso, será realizada uma ação social na Praça D. Pedro, onde terá a distribuição de panfletos, adesivos e um circuito que deverá ser realizado com um óculos estimulador de embriaguez – equipamento que simula, no corpo, as sensações de uma pessoa ao consumir bebida alcoólica. 

“Durante todos os dias vamos contar com a distribuição de panfletos informativos com assuntos distintos. Nossa intenção com cada um deles é destacar um assunto relacionado ao trânsito, então vamos ter um destacando a necessidade do uso do cinto de segurança, outro a respeito à faixa de pedestres, mais um sobre os perigos de utilizar o celular ao volante, sobre a importância do uso do capacete pelos motociclistas e a bicicletas como meio de transporte. Assuntos pertinentes que vão ao encontro da prevenção e segurança”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

Outra ação promovida na Semana de Trânsito, será a simulação de um acidente de trânsito na Praça D. Pedro. A atividade está marcada para quarta-feira (20.09), às 10h. O “socorro”, será realizado pelo Corpo de Bombeiros e vai demonstrar a atuação dos profissionais diante de uma cena de acidente que poderia ser evitada com medidas preventivas. 

A programação vai incluir, ainda, o primeiro encontro de motociclistas da cidade, batizando de Encontro da Liberdade, no dia 23, às 14h. A atividade será realizada entre a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), onde será a concentração, até a Praça da Liberdade. O percurso vai passar pelas Ria do Imperatriz, segundo para a Rua do Imperador, no sentido Praça da Inconfidência pelo lado ímpar, retornando pelo outro lado com sentido à Praça Nelson de Sá Earp e finalizando na Praça da Liberdade. Clubes de motociclistas já confirmaram presença no evento.




Últimas