Vitória bate Botafogo, escapa do rebaixamento e derruba Figueirense na Série B
O Vitória superou o Botafogo, por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Barradão, em Salvador, pela 37ª e penúltima rodada, e escapou do rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. De quebra, o clube baiano confirmou a queda do Figueirense, que caiu para a Série C ao lado do Paraná, do próprio Botafogo e do Oeste.
Robson, contra, fez o único gol do jogo e que deixou o Vitória no 15º lugar, com 45 pontos. O Figueirense, que abre a zona de rebaixamento, soma 36 pontos e só tem um jogo por fazer. Na vice-lanterna, o Botafogo acumula 34 pontos.
O Vitória foi para cima do time paulista no primeiro tempo. Aos 20 minutos, Lucas Cândido bateu de longe. O goleiro Igor deu bobeira, soltou a bola que bateu na trave. Logo depois, aos 23, Alisson Farias cabeceou, mas a bola acertou a rede pelo lado de fora.
Aos 45 minutos, Leocovick cruzou para Léo Ceará que marcou, mas o árbitro anotou impedimento. Na única chance do Botafogo, aos 48, Matheus Anjos recebeu cruzamento e deu um peixinho. O goleiro César tirou de manchete.
No segundo tempo, o Vitória voltou com tudo e, logo no primeiro minuto, Léo Ceará mandou no ângulo, mas Igor fez uma grande defesa. Aos 2, o goleiro do Botafogo voltou a trabalhar em chute cruzado de Thiago Lopes.
Dudu também teve sua chance aos 9 minutos em finalização na intermediária, mas Igor fez boa defesa. Aos 14, o Vitória chegou a seu gol. Dudu bateu falta, a bola pegou na cabeça de Robson e enganou Igor: gol contra.
O Botafogo apareceu aos 23 minutos em chute de Elicarlos, mas César fez boa defesa. Com o placar favorável, o Vitória procurou administrar o jogo. Aos 47, Dudu ainda bateu falta na rede pelo lado de fora.
A 38ª e última rodada será disputada de forma completa na próxima sexta-feira. O Vitória visitará o Brasil de Pelotas-RS no estádio Bento de Freitas, em Pelotas, às 21h30, enquanto o Botafogo receberá o Operário no Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 19h15.
FICHA TÉCNICA:
VITÓRIA 1 x 0 BOTAFOGO-SP
VITÓRIA – César; Van, Wallace, João Victor e Leocovick; Guilherme Rend (Dudu), Lucas Cândido e Fernando Neto (Gerson Magrão); Alisson Farias (Marcelinho), Thiago Lopes (Mateusinho) e Léo Ceará. Técnico: Rodrigo Chagas.
BOTAFOGO-SP – Igor; Raniele, Robson, Walisson Maia e Guilherme Romão; Edson Júnior (Elicarlos), Val (Judivan) e Matheus Anjos (Dudu); Jeferson, Ronald (Luketa) e Emerson (Matheus Índio). Técnico: Altair Coimbra (auxiliar).
GOL – Robson (contra), aos 14 minutos, do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS Fernando Neto, Mateusinho (Vitória); Edson Júnior, Val, Robson, Raniele, Elicarlos (Botafogo-SP).
ÁRBITRO – Emerson de Almeida Ferreira (MG).
RENDA e PÚBLICO – Jogo sem torcida.
LOCAL – Estádio Barradão, em Salvador (BA).