Viver unido com Jesus

22/07/2016 12:00

O autor desta carta, o Apóstolo Paulo, antes de ser um apóstolo foi conhecido por Saulo o temido perseguidor e devastador dos cristãos. Um verdadeiro carrasco.

Mas os desígnios de Deus não são entendidos por nós simples mortais… e este “carrasco dos cristãos” é convertido num grande Apóstolo, evangelizador e missionário.

E é justamente deste Apóstolo que em suas muitas cartas às Comunidades por ele visitadas, que advém o texto bíblico recomendado para esta reflexão, na carta aos Colossenses, Cl 2:6-15. 

Destaco, contudo, a riqueza desta recomendação:

“Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele…”.

Viver unidos com Senhor Jesus é o meio de sermos radicados e edificados nele. Uma árvore provém tanto o seu alimento como a sua estabilidade; de suas raízes profundas. Podemos e devemos prover nosso alimento e nossa estabilidade através de nossa fé e da união com Jesus.

Se os cristãos não estão alicerçados e firmes na fé, correm o risco de ser "empurrados por qualquer vento de doutrina", como o Ap Paulo adverte a Comunidade de Éfeso: (Efésios 4:13-15); “… Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. … ”

Eram exatamente esses perigosos ventos que estavam soprando em Colossos: a filosofia, a tradição, o culto dos anjos, os mandamentos religiosos; todas essas coisas que o verso oito chama de “vãs sutilezas”, conforme a Bíblia de Almeida. Atualmente se inventam com fartura e com facilidade, doutrinas e teorias. Cuidemos para não ouvir qualquer ensinamento que nos afaste da Palavra de Deus. O inimigo de nossa alma procura, mediante os agentes que emprega, enganar-nos, fazer de nós suas presas. Mas a grande batalha foi consumada por Cristo na Cruz. A Cruz, onde Satanás por um momento acreditou ter triunfado, foi sua completa derrota. 

Não permitamos que nos roubem, ou, antes, que roubem do Senhor aquilo que Lhe pertence.

Parece que este Apóstolo conhecia bem nosso mundo contemporâneo, pois não nos faltam exemplos de doutrinas falsas e aliciadoras que constroem uma mensagem convencedora, e que com eloquente retórica, com um “falatório e teatralização” trazem a público seus interesses pessoais. Pregam em benefício próprio.

Diz um provérbio mexicano: “Eles tentaram nos enterrar. Não sabiam que éramos sementes”. Sim, uma verdade que deve estar bem plantada em nós que nos consideramos cristãos. A palavra de Jesus, a Bíblia e nossa fé são nossos pilares principais que não nos deixarão desviar para caminhos escusos. Como assevera Paulo: “vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele”

Não nos deixemos intimidar e sejamos esta semente firmemente plantada em solo fértil, que crescerá e levará adiante o amor e misericórdia de Deus.

Qualquer palavra, mesmo que citem uma fonte bíblica, deve ser analisada a luz de Cristo, a saber, apontar para a Cruz, para Jesus e se perguntar: 

“Jesus diria ou disse isto? Jesus aprovaria isto?”.

Se a resposta for positiva, então siga em frente com firmeza de fé e segurança.

Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

Avenida Ipiranga, 346.

Cultos todos os domingos às 9h. Tel. 24.2242-1703.


Últimas