Você abastece o corpo logo após o longão ou esquece?

20/08/2023 08:00
Por Prof. Luiz Carlos Moraes

Não basta treinar bem e ter o melhor programa. Tem que abastecer a máquina de correr antes, durante, depois dos treinos e competições. Os carboidratos, as proteínas e a glicose devem ser ajustadas e prescritas na medida certa para o atleta certo de acordo com o tempo gasto e intensidade de cada treino e/ou competição. Os treinos longos (longão) em tese, gastam muito glicogênio, podendo esgotar, especialmente depois do 30° quilômetro de corrida. Não é incomum esquecermos de reabastecer o corpo imediatamente após o término do treino ou a própria maratona principalmente quando fazemos aquele “treinaço”.

Tão feliz ficamos que esquecemos de renutrir adequadamente o corpo. É importante ingerir carboidratos ricos em nutrientes e lanches contendo proteína que junto com o carboidrato ajudam em outros processos de recuperação do glicogênio e reparo da musculatura. “A síntese de glicogênio muscular é duas vezes mais rápida se o carboidrato for consumido imediatamente após o exercício”. Ivy, Jonh L. (2001).

Quando o tempo entre os treinos e/ou competições (tipo eliminatórias) for menor que 8 horas mais ainda a ingestão deve começar logo. Esses carboidratos devem ser preferencialmente de índice glicêmico moderado a baixo. Os de alto índice glicêmico podem ocasionar a chamada “diarréia de rebote”. Ou seja, o sistema digestivo rejeita e joga fora. Embora haja quem defenda recuperação dos estoques de triglicerídeos intramusculares entre sessões de treino não há evidência científica em base de dados de que dietas ricas em gorduras com restrição de carboidrato melhorem desempenho esportivo em treinos longos e desgastantes ou maratonas, Burke (2004).

Faça o básico em que há consenso na literatura e na prática dará certo. Cada corpo tem um estoque limite e deve permanecer cheio. Nem mais, nem menos. Gastou, completa o tanque. Não é assim que fazemos com a gasolina?

**Literatura Sugerida: 1) Louise M Burke, Bente Kiens & John L Ivy Carboidratos e Gordura Para Treinamento e Recuperação, Journal of Sports Sciences, (2004). 2) IVY, John L. Estratégias Dietéticas Para Promover a Síntese de Glicogênio Após o Exercício. Canadian Journal of Applied Physiology, (2001).

Últimas