Você corre fazendo muito barulho no chão?
Grandes treinadores como Arthur Lydiard, Jack Daniels e Patrick Sang (treinador de Eliud Kipchoge) têm linhas de pensamentos similares.
Primeiro: Seus atletas em treinos fortes treinam no limite.
Segundo: Conjugam bem treinos fáceis com fortes.
Terceiro: Priorizam descansos.
Quarto: Seus atletas não competem em qualquer prova. Escolhem provas alvo. Até provas curtas como de 5 ou 6 km exigem o mesmo cuidado das provas longas. Quinto: Não exigem biomecânica perfeita como se fosse uma receita de bolo. Deixam o atleta correr naturalmente.
Existe uma teoria, que muita gente conhece, defendida por Jack Daniels sugerindo 180 passos por minuto. Isso NÃO é uma regra que vale para todo mundo. Quando Daniels defendeu essa teoria ele se baseou nos seus atletas de alto rendimento. Um atleta que tem pernas longas e corre a 20 km/h tem o mesmo número de passos por minuto que um amador de pernas curtas que corre a 10 km/h? O comprimento médio dos passos é o mesmo? Claro que não.
Teorias à parte aqui vai uma “dica de ouro”: Tente fazer menos barulho no chão como estivesse pisando em ovos ou chegar no corredor que vai a sua frente sem que ele perceba. Provavelmente estará deslizando mais correndo confortavelmente. Ao fazer menos barulho no chão estará diminuindo o impacto nas articulações aplicando uma biomecânica mais natural. Do seu jeito.
**Literatura Sugerida: DANIELS, Jack – Fórmula de Corrida de Daniels. – 2ª Edição – Porto Alegre: Armed, 2013.