Volta às aulas: grupo de trabalho vai vistoriar escolas para checar adaptação

26/02/2021 15:12
Por Janaina do Carmo

Um grupo de trabalho do Conselho Municipal de Educação (Comed) vai vistoriar, a partir da próxima semana, as escolas particulares e privadas para identificar quais se adaptaram ou estão se adaptando para a retomada das aulas presenciais no município. As unidades receberão um selo que está sendo elaborado pela Prefeitura de Petrópolis, pela Educação e a Vigilância Sanitária.

De acordo com o plano municipal, a retomada das aulas presenciais está prevista para o dia 5 de abril, sendo autorizado o ensino híbrido nas unidades (com aulas on-line e presenciais). No entanto, o vereador Yuri Moura (PSOL), presidente da Comissão da Educação da Câmara Municipal, diz que essa data está vinculada a alguns fatores, como o quadro epidemiológico da cidade.

“Além da situação da pandemia na cidade, outro fator é o plano de imunização. Além disso, duas reuniões estão previstas para este mês de março onde essas questões serão discutidas”, disse o vereador, que também vai acompanhar as vistorias nas unidades. “Quando ocorrerem, vamos acompanhar as vistorias. O mais importante é que o plano de retorno só tenha início com as devidas condições epidemiológicas e o momento atual tem demonstrado que ainda não temos isso”, frisou o vereador.

Aulas presenciais estão suspensas há um ano

As aulas presenciais estão suspensas desde março de 2020, quando os primeiros decretos com ações de enfrentamento à pandemia foram publicados pela Prefeitura. Desde então, os alunos, tanto da rede pública quanto particular, estão recebendo os conteúdos de forma remota.

Em nota, a Prefeitura informou que “as unidades da rede municipal de Educação serão preparadas para recebimento dos alunos, quando o ensino presencial for liberado, de acordo com as orientações repassadas pela Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde. Apesar da suspensão das aulas, a equipe técnica da Secretaria de Educação mantém visitas constantes as unidades escolares e fazendo relatórios sobre as manutenções. As obras são liberadas confirme a necessidade de cada espaço e planejamento orçamentário”.

Últimas