VW Virtus é eleito o sedã mais seguro do Brasil
O Virtus, o mais novo sedã da Volkswagen – versão baseada no Polo, é segundo a Latim NCAP (que avalia novos modelos vendidos na América Latina e no Caribe) o modelo da categoria mais seguro do Brasil. Pela avaliação do programa, o sedã ganhou 5 estrelas em proteção para adultos e crianças, além de possuir tecnologia para prevenção de acidentes e mitigação de lesões a pedestres.
Entre as vantagens do modelo da montadora alemã, que chegou no mercado recentemente e foi apresentado aqui pelo Caderno Automóveis, que visitou a representante da VW em Petrópolis – a Eurokraft – tem sistemas de frenagem pós-colisão e detector de fadiga. O modelo ainda recebeu nota máxima em segurança e prêmio para Proteção aos Pedestres.
Uma das tecnologias voltadas à segurança é o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que garante proteção extra contra os imprevistos do dia a dia. Com ele, os freios são acionados automaticamente quando os sensores dos airbags detectam uma batida, o que diminui – ou até mesmo evita – a chance de novos impactos, segundo a Volkswagen. Para prevenir acidentes, o Virtus também conta com o detector de fadiga. Ao perceber mudanças na forma de conduzir, um aviso visual e sonoro é emitido sugerindo uma pausa para descanso.
Outro item importante de segurança do novo sedã, tanto para motorista e passageiros, é o sistema de quatro airbags de série em todas as versões do Virtus. São dois dianteiros e dois laterais, que protegem cabeça e tórax.
Também foram adotados itens de segurança para as crianças. É o caso dos sistemas ISOFIX® e top-tether, dispositivos para fixar a cadeirinha dos pequenos com maior praticidade e segurança. Já os cintos de segurança dianteiros possuem um indicador de status que mostra no painel se alguém se esqueceu de afivelá-los.
A versão TSI conta com freios a disco nas quatro rodas, que colaboram para a performance e dão maior resistência à perda de eficiência por aquecimento, conhecida como fading. Ainda nas versões TSI, o Virtus é equipado de série com Controle de Estabilidade (ESC), desenvolvido para reconhecer um estágio inicial de situações de rodagem crítica. Ao comparar comandos do motorista e as reações do veículo, ele reduz, se necessário, o torque do motor e freia uma ou várias rodas para atingir a estabilidade.
O sistema de frenagem M-ABS está em todas as versões do carro. Ele inclui o ABS e outros recursos de segurança, como o EBD, que distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança. Também está incluído no M-ABS o TC (Controle de Tração), que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.
O novo Volkswagen Virtus chega ao mercado nacional mas é também um carro global da montadora alemã, que é produzido na Fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).