Washington Luís: mais duas lojas atingidas por carros desgovernados

07/11/2017 09:09

Apesar da sinalização, os acidentes na Rua Washington Luiz, no Centro, têm sido cada dia mais frequentes. Na noite de domingo, uma motorista perdeu a direção do veículo que conduzia, e colidiu com a porta de duas lojas, na altura do número 267. Ninguém ficou ferido, mas o acidente causou prejuízos aos lojistas. Os comerciantes e moradores já não sabem mais a quem recorrer e cobram medidas de controle de trânsito no local, que levem à redução do número de acidentes, principalmente por causa do abuso de velocidade.

Proprietária de uma das lojas afetadas, Vera Kreischer conta que nos últimos sessenta dias foram três colisões na porta de sua loja. “Ninguém toma uma atitude. Todos os dias ocorrem acidentes aqui na rua. Alguém vem e bate na porta da minha loja,. Quando conserta, já vem outro”, disse, indignada.

Os comerciantes contam que já fizeram diversos apelos à Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), para que sejam instalados equipamentos que ajudem a coibir o excesso de velocidade. “Eu já tenho vários protocolos da CPTrans, já até perdi as contas de quantos. Esta sinalização que temos aqui, não impede que os motoristas andem em alta velocidade. Nem quando havia radares os motoristas reduziam a velocidade nesse trecho”, disse o comerciante Irio do Nascimento.

Já cansados de esperar soluções, os comerciantes resolveram se unir e fazer um abaixo-assinado para tentar cobrar da CPTrans ações mais efetivas para resolver o problema. De acordo com Irio, a principal solicitação é a instalação de redutores de velocidade. “A única coisa que poderia diminuir a velocidade, seriam os quebra-molas. Porque nem com radar os motoristas respeitam”, disse. De acordo com o comerciante, após recolherem as assinaturas, vão encaminhar o documento ao Ministério Público.

A comerciante Laura Montes, trabalha na rua há seis anos, e conta com pesar quantos acidentes trágicos já viu acontecer na frente do seu restaurante.“Aqui, nestes acidentes, já morreram várias pessoas. Mas, só vão fazer alguma coisa quando acontecer uma tragédia com alguém conhecido. Enquanto isso, pessoas morrem nesta rua e fica por isso mesmo”, lamentou. 

Questionada sobre a insegurança dos comerciantes, a CPTrans informou que realizou diversas melhorias viárias na Washington Luís. Foram colocadas placas, pintura de meio de pista, regularização do meio-fio, entre outras intervenções na sinalização vertical e horizontal. Sobre os radares, a companhia lembra que os trinta e seis equipamentos instalados em Petrópolis foram desligados em outubro de 2015. E que agora os engenheiros da companhia vêm estudando a viabilidade de instalar novos equipamentos no município.



Últimas