Yuri e Hingo precisam convencer 35% do eleitorado que vale a pena votar

16/out 04:16

Petrópolis é recordista em abstenções (número que, no entanto, pode ser irreal considerando quem deixou a cidade, mas não transferiu o título). Este ano, das 245.177 pessoas aptas a votar, 71.088 não foram às urnas. Além deles, outros 6.616 votaram nulo e 9.891 em branco. Somando tudo, são 87.595 pessoas. Ou seja, 35,72% dos eleitores. A missão de Hingo e Yuri (mais de Yuri do que de Hingo) é fazer com que a maioria deste total compareça às urnas e não vote branco ou nulo.

Pararam antes da hora

Faz falta aquele exército de candidatos a vereador pedindo votos para si e para os prefeitáveis de seus partidos, federações e coligações. Dos 15 eleitos, será que todos ainda estão nas ruas em campanha por seus prefeitos? Parece que não… E os que não foram eleitos e são soldados dos partidos também precisam colocar o bloco na rua.

Revolta

Tem candidato a prefeito que, triste com o resultado nas urnas, apagou de suas redes sociais tudo o que envolvia eleição. Tudo mesmo, desde o início da campanha até as referências ao partido.

Na primavera as cidades turísticas estão enfeitadas de flores, mais um atrativo aos visitantes. Igual a gente, né? Olha que espetáculo colorido está nosso Relógio das Flores.  Gramado tá perdendo pra gente.

Campanha engrossa

Calma, gente, aparentemente, já voltou ao normal. No segundo turno, em 2020, do pescoço pra baixo era tudo canela, afinal, os adversários eram Bomtempo e Bernardo, que não se gostam nem um pouco. Era meio que inevitável, ainda que o eleitor rejeite a prática. Neste ano, com novos nomes, o caldo começou a engrossar agora no início desse segundo turno, mas lembraram que isso afasta ainda mais o eleitor. De qualquer forma, nem rola bater muito, ter fake news e coisa e tal com apenas dois candidatos porque todo mundo sabe quem foi…

Superem

Mas, gente… Tem candidato derrotado – a vereador e a também prefeito – que não consegue entender como, tendo muitos amigos e seguidores em redes sociais, não conseguiu ser eleito. Alguns não conseguiram nem a metade dos votos dos seguidores que têm. Superem, é assim mesmo.

Baixa votação

Uma decepção para Bomtempo foi o resultado nas urnas de seus secretários que foram candidatos a vereador. Fernando Araújo, que era secretário de Assistência Social, teve 1.394 votos, e olha que era uma aposta do governo. Ramon Mello teve resultado ainda menor, com 904 votos, mesmo tendo sido colocado na Secretaria de Segurança para dar um upgrade na imagem. E a ex-secretária de Educação, Adriana de Paula, teve 487 votos.

Funcionando

Quando era interino, Hingo Hammes não gostava de ser classificado como tal. Talvez pela sensação que ele supunha ser de “um café-com-leite” por não ter sido eleito por voto direto. E agora, na campanha, quem diria que o título de interino ajudou à beça, justamente com a pecha de que “se em 11 meses, como interino, melhorou a cidade, como vai ser com mandato de quatro anos?”. Está usando isso direto como mote na campanha.

Primeira vez

Sua primeira eleição foi em 2000 e, em 2004, Bomtempo foi reeleito e não havia ainda segundo turno. A primeira vez de uma eleição em duas etapas em Petrópolis foi em 2008 e, nesta, os candidatos eram Mustrangi e Ronaldo Medeiros. Mustrangi venceu a disputa no segundo turno, sendo eleito com 110.154 votos. Desde 2012, a eleição seguinte, até este ano, Bomtempo sempre chegou ao segundo turno. Daí o tamanho da decepção neste 06 de outubro.

O Museu Imperial recebeu a pesquisadora Francis Melvin Lee, da Universidade de São Paulo (USP), para a palestra sobre “O Primeiro Papel feito no Rio de Janeiro, em 16 de novembro de 1809: história e caracterização não invasiva”. O papel mais antigo produzido no país é datado de 1809 e fabricado com fibras de embira nativa. Esse documento histórico, conservado faz parte do acervo do Museu Imperial.

Secretariado

Confiante na vitória no segundo turno, o grupo de Hingo Hammes já planeja como ficará seu secretariado caso ele seja eleito. Fabio Junior (Gabinete) e Leandro Kronemberg (Esportes) são certos. Entre os vereadores eleitos, Gilda pode ir para a Educação e Aloísio Barbosa para a Saúde. Já Fred Procópio pode escolher entre ser presidente da Câmara ou secretário de Desenvolvimento Econômico.

Contagem

Petrópolis está há 1 ano e 156 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas